André Dahmer lança novo livro de quadrinhos: ‘Se eu quisesse ganhar dinheiro, teria feito medicina’

1

‘Vida e obra de Terêncio Horto’ traz tirinhas com as reflexões de um escritor frustrado

Mesmo tendo nascido e crescido perto de uma reserva ambiental para animais, na companhia de um velho aposentado bem-humorado e de fofos bichinhos de jardim, Terêncio Horto é um poço de amargura e pensamentos mordazes. Criado pelo mesmo André Dahmer da série “Os Malvados”, o personagem é um escritor frustrado que surgiu na página de quadrinhos do Segundo Caderno do GLOBO, na tira “A cabeça é a ilha”. E, desde sempre, com uma máquina de escrever à sua frente, a figura regurgita seus pensamentos pessimistas sobre o mundo.

Uma boa seleção de tiras com a criatura de nariz proeminente e cabelos longos — que praticamente não muda de expressão em seus habituais três quadrinhos — aparece no livro “Vida e obra de Terêncio Horto” (Quadrinhos na Cia.), que tem lançamento hoje, na Livraria da Travessa de Botafogo.

— O Terêncio passou por todas as coisas, é o meu personagem mais profundo, mais humano — revela o desenhista carioca ao telefone. — Mas eu não posso dizer que ele é o meu favorito, afinal todos são como meus filhos.

Muito da profundidade e maturidade apresentadas por Dahmer em seu trabalho recente em quadrinhos, mais focado no diálogo, e não no desenho, parece ser um reflexo do nascimento de sua filha, há três anos.

— Sim, devo ter ficado mais mole, os filhos não vêm para isso? E estou com 40 anos! — diverte-se o autor, para logo depois garantir que irá ao lançamento do livro, mesmo de perna quebrada. — Passei da fase da depressão para a da aceitação.

Dahmer diz que “Vida e obra de Terêncio Horto” é o seu melhor livro. Pelo menos até agora, pois foi na série que ele pôde experimentar mais seu estilo de narrativa. E, por mais que suas tiras sejam de humor áspero, ele não guarda amargura com relação ao gênero que o consagrou:

— Sou muito agradecido aos quadrinhos, gosto muito do que eu faço. Se eu quisesse ganhar dinheiro, teria feito medicina.

“Vida e obra de terêncio horto”

Autor: André Dahmer

Editora: Quadrinhos na Cia.

Quanto: R$ 52

Lançamento: Terça-feira, às 18h30m, na Livraria da Travessa de Botafogo — Rua Voluntários da Pátria, 97 (3195-0200)

(Fonte: O Globo)

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

34.973 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress