EXPECTATIVAS

download-1

EXPECTATIVAS

Tenho observado o quanto as pessoas estão se fechando e se tornando desconfiadas. Talvez as decepções sejam as grandes vilãs que façam com que, cada vez mais, menos expectativas sejam criadas.
Criar expectativas realmente pode levar alguém a se frustrar quando as mesmas não são atendidas ou a se decepcionar com o outro quando essa expectativa estava diretamente ligada a um relacionamento afetivo ou amoroso.
Eu, particularmente, tenho lido diversos posts em redes sociais com frases sobre não criar expectativas para que não ocorram frustrações, decepções e sofrimentos. Até já cheguei a concordar com essas afirmações e também tentei viver evitando as tais expectativas… O que não foi uma experiência muito efetiva.
A questão é que a vida nos faz aprender uma série de coisas; algumas depois de anos, outras depois de tombos e outras, ainda, depois de muito observar o que se passa ao nosso redor. E eu aprendi, nesse processo lindo e doloroso que é viver, que não criar expectativas mata os sonhos da gente. Está certo que evita muito sofrimento, mas existe sofrimento maior do que o de não alimentar os sonhos?
Se eu não desejo algo tão fortemente a ponto de sonhar com isso, de lutar pelo que desejo e de a cada dia acordar com a ideia de que estou mais perto do que desejo… Não crio expectativas. E não criando expectativas eu posso dormir e acordar todos os dias sem querer nada, sem esperar nada e sem sentir o coração acelerado por causa de nada ou de alguém. Mas e isso é bom? É bom não sentir?
Pode ser que para algumas pessoas não sentir seja a solução para os problemas da vida. Não para mim. Acho que ninguém deveria se privar do sofrimento da mesma maneira que não deveria se privar da felicidade. O sofrer, por incrível que pareça, molda quem somos, aprimora nossos dons e multiplica a nossa força. Concordo que sofrer é ruim, mas tenho certeza que cada dor que passei me tornou uma pessoa mais resiliente, mais determinada e, principalmente, mais empática. E, além disso, a maioria das minhas dores foram resultado da minha busca por algo. E prefiro buscar o que quer que seja do que ficar parada esperando coisa alguma.
Não estou dizendo que devemos nos condicionar a sofrer, nada disso. O que penso é que o medo de sofrer tem atrapalhado muita gente de ser feliz. O medo de sofrer tem feito muita gente não criar expectativas… E sem a tal da expectativa muita coisa perde a graça.
Decidi que vou continuar lutando pelos meus ideais, que vou persistir sonhando, que vou criar um monte de expectativas cada vez que mandar um original para alguma editora ou cada vez que pensar no futuro dos meus filhos ou cada vez que aquela pessoa que eu acho legal me convidar pra sair, porque tudo isso vai me fazer sair do lugar e permitir que a vida flua, pois para ser aceita na editora dos meus sonhos terei que me esforçar para escrever cada vez melhor; para que meus filhos tenham um futuro digno terei que dar a eles o suporte necessário para que atinjam os seus objetivos, e dar esse suporte exigirá de mim atenção, dedicação, tempo e muito amor; para que aquela pessoa legal tenha interesse em estar ao meu lado terei que manter sempre em alta o meu amor-próprio, o respeito pelas diferenças e o bom humor. E tudo isso, acredite, fará de mim alguém melhor.
E se meus esforços fracassarem? E se as minhas expectativas forem frustradas? Eu vou chorar, sofrer, aprender alguma coisa com a decepção ou as com as decepções… Mas depois irei refazer os planos, alterar a rota, tentar consertar o que for possível, jogar fora o que não mais me servir, sonhar novos sonhos, criar novas expectativas e viver novos momentos e situações da melhor maneira que eu puder.
Criar expectativas faz a gente se arriscar.
O importante é ter em mente que os sonhos, as expectativas e as frustrações sempre serão fruto dos nossos desejos pessoais e, que mesmo compartilhados, terão a carga e o peso da parcela de vontade personalíssima e intrasferível que cada um carrega dentro de si… Então, se algo der errado, não tente jogar a culpa em ninguém nem mesmo em você. Apenas aprenda a lição que lhe couber, reformule seus planos e continue acreditando na sua capacidade e na sua força interior.
Acho que ninguém vem ao mundo para ver a vida passar e passar incólume por ela. Então, quanto mais a gente se isola para evitar sofrer, mais a gente sofre… Porque pessoas precisam de outras pessoas, precisam de sonhos, precisam de felicidade e de tristeza para entenderem a dinâmica das relações com os outros e com o Universo… É mais feliz quem acredita e espera mais da vida, porque, geralmente, de alguma forma, a vida retribui.
Quem não quer nada, recebe nada. Isso é fato.

(Texto de Elaine Elesbão)

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

34.994 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress