Arquivos mensais: dezembro 2016

Entrevista para o Ponto pra ler

Vamos falar sobre romantização da violência na literatura?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Share Button

ANO NOVO

471

2016 está quase chegando ao fim. Está sendo um ano daqueles, bem difícil mesmo. A questão é que não acredito que 2017 será um ano muito melhor se as pessoas não melhorarem. Um ano é o solo, nossos pensamentos são as sementes e as nossas ações são os elementos (água, fertilizante…) que tornarão esse solo fértil para as sementes brotarem. Então, um ano pode ser apenas mais um ano ruim se os nossos pensamentos e ações não forem bons.
E nunca vi um tempo de gente vibrando tão negativamente como esses de agora. Minha nossa! 2016 se transformou num solo repleto de ervas daninhas.
Eu acho que em vez de comprarmos roupa nova pra vestirmos na passagem de ano, devíamos é mudar a roupa da nossa alma, que anda suja, mofada e muito feia, para recebermos 2017 de um jeito mais bonito.
Se em 2017 investirmos na caridade, na bondade, na sinceridade e, principalmente, na honestidade, se cada um de nós jogar boas sementes no novo solo e agir de forma digna e empática, tenho certeza de que tudo vai melhorar… O Brasil vai melhorar. E a gente vai terminar o ano com aquela sensação boa de dever cumprido que, este ano, está fazendo falta. Muita falta.

Elaine Elesbão

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Share Button

MENTIRAS

download-2

Você descobre as mentiras que alguém lhe contou e vários sentimentos tentam se alojar em seu coração: raiva, tristeza, decepção, frustração, asco…
Mas então você fecha os seus olhos, pensa sobre o assunto e percebe que a falsidade de outra pessoa não deve ter o poder de tirar a sua paz, a sua doçura e a sua bondade, porque você é muito maior do que a pequeneza que o outro demonstrou ter.
E você compreende que o problema não tem nada a ver com o que você sente ou deixou de sentir a respeito das mentiras que lhe foram contadas e sim com o vazio da alma de quem não teve coragem de assumir seu verdadeiro eu e se mostrar da forma que realmente é. Esse vazio acabará por preencher a vida toda dessa pessoa que se vestiu de farsa e corroerá tudo o que ela tem por dentro. Que lástima!
O sentimento que passa a se fazer presente quando você pensa nesse ser atormentado é o de dó. Dó porque você acha que deve ser muito triste para alguém viver interpretando um personagem, tentando parecer alguém melhor, mais importante e mais amado… E você sabe que tudo isso está relacionado à falta de autoestima, de dignidade e de caráter.
E o que você faz?
Você respira fundo e reza. Reza para que a sabedoria divina possa mostrar o caminho do bem pra quem preferiu seguir pelo desfiladeiro da mentira, reza para que essa pessoa possa algum dia sentir amor por ela mesma e prefira lutar para ser de verdade tudo aquilo que ela finge ser… E reza mais ainda para que a sua própria vida seja repleta de luz e sinceridade a fim de que nenhum ser que se alimente de inverdades, de escuridão e hipocrisia possa sentir interesse em se aproximar novamente de você!
Elaine Elesbão

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Share Button

A GENTE PRECISA É DE ATITUDE

images-3

Palavras bonitas podem encher seu coração de ternura, a sua alma de leveza e o seu dia de felicidade. Mas você já reparou que as palavras não custam nada? Escritas ou faladas, elas só precisam de segundos para que se façam existir. E, dependendo de quem as profere ou as escreve, você pode achar que são perfeitas e deixar que seus melhores sentimentos sejam embalados por elas.
O problema é que neste nosso mundo virtualizado, tem tanta gente disposta a dizer ou a escrever o que você precisa ler ou ouvir… que as palavras se tornaram mercadorias, muitas vezes, baratas. Cuidado, palavras desatreladas de ações nada significam. Promessas que não rompem a barreira da tela do seu computador ou do seu celular, ou de ambos, de nada valem.
As pessoas andam brigando mais por causa de uma mensagem visualizada e não respondida, por causa do tempo que o outro permanece nas redes sociais ou por causa dos comentários que são feitos nos posts alheios do que por motivos que poderiam fazer a diferença na vida de cada um.
Estamos aprendendo a ser ótimos leitores de textos curtos e de efeito, mas estamos esquecendo a importância do olho no olho, da entrega e do esforço que vai além de estar ON…
Preste atenção: tem muita gente de mentira fingindo ser de verdade.

Elaine Elesbão

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Share Button

TUDO PASSA…

images-2

Sabe aquela dor enorme que teima em cutucar seu peito porque aquela pessoa que você tanto queria que permanecesse em sua vida foi embora?
Sabe aquela tristeza que pinta os seus dias de cinza porque você não consegue compreender o motivo que levou quem dizia que te queria pra sempre não te querer nem mais agora?
Sabe aquela saudade absurda dos momentos que vocês viveram juntos e que que nunca mais voltarão a acontecer?
Tudo isso passa…
A boa notícia é que ninguém morre de amor por morte natural… E que não é tipificado como crime assassinar um sentimento não correspondido.
Nenhuma dor consegue ser maior do que a vontade de viver e ser feliz. Dias monocromáticos acabarão sendo substituídos por dias coloridos. E a saudade vai se apagando dentro da gente, porque até ela acaba sendo seletiva em algum momento.
Quem optou por não estar presente na sua vida, não merece nem ser lembrança!
Então… Coloque o seu vestido mais bonito, pinte a sua boca com o seu melhor sorriso e todos os dias invista tempo e amor na pessoa mais importante da sua vida: você!
Elaine Elesbão

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Share Button

CUIDE DE VOCÊ

chuva2

Quem não demonstra sentir a sua falta não merece sequer a sua saudade…
Pode parecer difícil esquecer quem te esqueceu, porque o ego berra por atenção. Pior ainda é se esse alguém saiu da sua vida de fininho sem lhe dar qualquer explicação, aí mesmo que o seu ego berra, sapateia e faz drama. E o ego não está totalmente errado, porque é muito ruim ser deixado de lado sem qualquer justificativa, o que denota a falta de consideração, covardia ou falta de caráter de quem deixou de querer estar com você. Ninguém é obrigado a permanecer em um relacionamento, mas ser sincero e honesto na hora da partida é muito importante, porque não deixa de ser uma demonstração de respeito pelo outro e por tudo o que viveram juntos, mesmo que a vivência tenha sido breve.
Mas, independente de ter havido ou não uma despedida, independente de você entender ou não os motivos que levaram a um fim… Deixe ir quem não deseja ficar. Não cutuque a ferida tentando reativar sentimentos que o outro já não sente mais, não perpetue o seu sofrimento.
Muitas vezes você está sendo abençoado com essa partida. Livramentos acontecem mais vezes do que se pode imaginar.
Saiba que mandar mensagens suplicantes ou ofensivas ou que postar indiretas nas redes sociais não sensibilizará quem partiu, muitas vezes o efeito é até contrário. Então, apazigue o seu coração, respire fundo e aja com reciprocidade: ofereça o esquecimento àquele que te esqueceu.
Nenhum momento de felicidade do passado compensa a angústia no presente, nenhum gesto de carinho que você recebeu compensa a frieza com a qual você agora é tratada… Se nada do que aconteceu foi tão importante pro outro a ponto de fazer a relação valer a pena, o mesmo deve servir pra você. Deixe o passado passar…
Ofereça a você mesma o amor que o outro desperdiçou e valorize a pessoa que você é, com todas as suas qualidades e defeitos, porque amor-próprio nunca é demais.
Elaine Elesbão

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Share Button